Disciplina - Cinema

Informativos

12/11/2012

Edição 09/2012


Informativo

Ícone Player de FilmesPLAYER DE FILMES
Planeta dos Macacos, a origem”, de Rupert Wyatt, de 2011 traz a discussão sobre terapia genética. O trecho permite trabalhar o funcionamento do sistema nervoso, características das doenças degenerativas e conceitos de bioética.



Ícone Sugestões de filmesSUGESTÕES DE FILMES
Mestre da vida”, de George Gallo, de 2006, narra a história de John Talia Jr., um talentoso e problemático estudante de artes. Ao conhecer Nicoli Seroff, um genial pintor, ele insiste para que o velho mestre o ensine a pintar. Mas Seroff não só desistiu da arte, mas também da vida e quer ficar em paz. Sugestão enviada pela profa. Lilean Cipriano.

Meu nome é Rádio”, de Michael Tollin, de 2003. Harold Jones é um treinador de futebol americano durão, que raramente tem tempo para a filha e para a esposa, pois passa todo o seu tempo preocupado em vencer. Um dia conhece um garoto que não fala, mas escuta músicas num radinho de pilha que traz sempre consigo e se mostra feliz. Sugestão enviada pela profa. Veronice do Couto Santos.



Ícone O Diretor sou euO DIRETOR SOU EU!

Conheça o curta-metragem “Helena Kolody”, realizado pelos alunos do Colégio Estadual Hildebrando de Araújo, em Curitiba, em comemoração ao centenário da poetisa.



Ícone Trechos de FilmesTRECHOS DE FILMES POR DISCIPLINA

Matemática: “Flatland” de Ladd Ehlinger Jr. - Geometria plana, Geometria espacial, Geometria esférica, Filosofia.

Química: “Grandes Personagens da História: Galileu Galilei e Marie Curie”, de Jason Connery – Marie Curie, radioatividade, raios X, urânio, pesquisa, história da ciência.



Ícone ResenhasRESENHA

Escritores da Liberdade: a coragem de ensinar”, por Pablo González Blasco. Os filmes de professores contam, quase sempre, a mesma história. Os desafios que alguém, apaixonado pela educação, tem de enfrentar com a rebeldia dos alunos, a indiferença hipócrita do sistema e a passividade da sociedade. As histórias, embora semelhantes são também, justo é reconhecê-lo, reconfortantes, um facho de luz e um ponto de esperança sobre a mediocridade que nos envolve.



Ícone TraillerTRAILLER

Amen”. Conheça o filme e trabalhe temas como Segunda Guerra Mundial, Igreja Católica, Hitler e Nazismo.



Ícone Sugestão de LeituraSUGESTÃO DE LEITURA

A escola vai ao cinema”, de Inês Teixeira e José Miguel Lopes. Oferece um novo olhar sobre a educação, refletindo sobre filmes e temas relativos às múltiplas dimensões do educar. Apresenta, ainda, reflexões sobre a diversidade e as discriminações que ainda ocorrem nas escolas. Conheça!



COLABORE COM A PÁGINA DE CINEMA, enviando seu Relato de Experiência, Artigo, Sugestão de Filme ou de Leitura.

Caso queira receber o informativo no seu e-mail, inscreva-se.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.